Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Um ensaio teórico sobre literatura infantil e matemática: práticas de sala de aula

Gestoso, Ana Paula; Carneiro, Reginaldo Fernando (2015). Um ensaio teórico sobre literatura infantil e matemática: práticas de sala de aula. Educação Matemática Pesquisa, 17(2), pp. 392-418 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

142Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

Este artigo, de caráter teórico, objetiva apresentar e discutir algumas práticas de sala de aula, desenvolvidas nos anos iniciais da escolarização, em contextos que abordam a conexão entre literatura infantil e matemática como uma possibilidade para promover a compreensão dos conteúdos matemáticos. Os estudos apresentados apontaram que essa conexão pode criar um contexto significativo, ligado à narrativa, que viabiliza trabalhar com situações de ensino e aprendizagem, possibilitando aos alunos aprender e fazer matemática. Nessas práticas a intervenção docente é fundamental para orientar as maneiras de abordar os conteúdos. Além disso, a literatura não deve ser utilizada apenas como pano de fundo para atividades matemáticas – a relação entre leitor e texto possibilita a criação de pensamento e a produção de significados.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Educación Infantil (0-6 años)
Código ID:26018
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:14 Jul 2022 17:45
Fecha de Modificación Más Reciente:14 Jul 2022 17:45
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario