Cardoso, Monalisa; Pessoa, Cristiane Azêvedo dos Santos (2015). A combinatória: estado da arte em anais de eventos científicos nacionais e internacionais ocorridos no Brasil de 2009 a 2013. Educação Matemática Pesquisa, 17(4), pp. 670-693 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 149Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
O presente trabalho discute estudos recentes que se referem ao desenvolvimento do raciocínio combinatório, no qual buscou-se analisar, através de um levantamento bibliográfico, os artigos científicos publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais ocorridos no Brasil de 2009 a 2013, visando a discutir o Estado da Arte dessa área. Observa-se um número crescente de estudos que tratam especificamente deste campo, com maior ênfase nos estudos de sondagem que, de um modo geral, evidenciam que os alunos são capazes de desenvolver tal raciocínio desde cedo. As pesquisas apontam a necessidade de propostas de formação continuada para suprir as dificuldades de professores; preparo minucioso dos livros didáticos, os quais deveriam trazer, além de problemas combinatórios, orientação ao professor; a contribuição de softwares educativos para o ensino; e a importância de metodologias baseadas nas estratégias apresentadas pelos alunos.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 13. Matemáticas escolares > Probabilidad > Combinatoria 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Tipos de problemas 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 06. Aprendizaje > Cognición > Dificultades 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 26190 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 14 Jul 2022 16:42 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 14 Jul 2022 16:42 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento