Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A combinatória: estado da arte em anais de eventos científicos nacionais e internacionais ocorridos no Brasil de 2009 a 2013

Cardoso, Monalisa; Pessoa, Cristiane Azêvedo dos Santos (2015). A combinatória: estado da arte em anais de eventos científicos nacionais e internacionais ocorridos no Brasil de 2009 a 2013. Educação Matemática Pesquisa, 17(4), pp. 670-693 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

149Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

O presente trabalho discute estudos recentes que se referem ao desenvolvimento do raciocínio combinatório, no qual buscou-se analisar, através de um levantamento bibliográfico, os artigos científicos publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais ocorridos no Brasil de 2009 a 2013, visando a discutir o Estado da Arte dessa área. Observa-se um número crescente de estudos que tratam especificamente deste campo, com maior ênfase nos estudos de sondagem que, de um modo geral, evidenciam que os alunos são capazes de desenvolver tal raciocínio desde cedo. As pesquisas apontam a necessidade de propostas de formação continuada para suprir as dificuldades de professores; preparo minucioso dos livros didáticos, os quais deveriam trazer, além de problemas combinatórios, orientação ao professor; a contribuição de softwares educativos para o ensino; e a importância de metodologias baseadas nas estratégias apresentadas pelos alunos.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:13. Matemáticas escolares > Probabilidad > Combinatoria
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Tipos de problemas
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
06. Aprendizaje > Cognición > Dificultades
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:26190
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:14 Jul 2022 16:42
Fecha de Modificación Más Reciente:14 Jul 2022 16:42
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario