Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Jogo computacional e resolução de problemas: três estudos de casos

Althaus, Neiva; Dullius, Maria Madalena; Pontes, Nelia Maria (2016). Jogo computacional e resolução de problemas: três estudos de casos. Educação Matemática Pesquisa, 18(1), pp. 17-42 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

874Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

Este trabalho faz parte de uma dissertação desenvolvida com o objetivo de promover a integração da resolução de problemas nas aulas de matemática com a utilização pedagógica de recursos tecnológicos na aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental de três escolas do Vale do Taquari/RS - Brasil. Para tanto, foi baseado em referencias sobre resolução de problemas e jogos computacionais, dispostos em uma plataforma Moodle. A abordagem metodológica está embasada em estudo de caso qualitativo para a análise da contribuição das tecnologias no processo de ensino da matemática. Ao concluir a pesquisa, pode ser verificado que os estudantes recorreram aos aplicativos disponíveis no computador e conhecidos por eles para a criação de uma estratégia ao resolver os problemas que lhes foram propostos.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Estudio de casos
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:26209
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:14 Jul 2022 10:21
Fecha de Modificación Más Reciente:14 Jul 2022 10:21
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario