Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Teoria das situações didáticas no ensino de geometria plana: o caso da olimpíada internacional de matemática e o auxílio do software GeoGebra

da Silva, Paulo Vitor; Vieira, Francisco Regis (2021). Teoria das situações didáticas no ensino de geometria plana: o caso da olimpíada internacional de matemática e o auxílio do software GeoGebra. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 16(61), pp. 1-17 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

1148Kb

URL Oficial: http://www.fisem.org/www/union/

Resumen

Este trabalho apresenta uma proposta didática baseada em situações problemas, concebidas por questões relacionadas a Geometria e advindos da Olímpiada Internacional de Matemática (IMO). O objetivo deste trabalho é apresentar como as dialéticas da Teoria das Situações Didáticas: ação, formulação, validação e institucionalização, podem auxiliar para o ensino de problemas matemáticos da IMO. Por último, enfatiza-se o uso do software GeoGebra como ferramenta para a elaboração de exemplos matemáticos e resolução de situações-problema sobre o conteúdo de geometria plana.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Didáctica francesa
13. Matemáticas escolares > Geometría > Formas geométricas
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software
08. Evaluación > Instrumentos de evaluación
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:26250
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:07 Ago 2022 21:33
Fecha de Modificación Más Reciente:07 Ago 2022 21:33
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario