da Silva, Paulo Vitor; Vieira, Francisco Regis (2021). Teoria das situações didáticas no ensino de geometria plana: o caso da olimpíada internacional de matemática e o auxílio do software GeoGebra. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 16(61), pp. 1-17 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 1148Kb |
URL Oficial: http://www.fisem.org/www/union/
Resumen
Este trabalho apresenta uma proposta didática baseada em situações problemas, concebidas por questões relacionadas a Geometria e advindos da Olímpiada Internacional de Matemática (IMO). O objetivo deste trabalho é apresentar como as dialéticas da Teoria das Situações Didáticas: ação, formulação, validação e institucionalização, podem auxiliar para o ensino de problemas matemáticos da IMO. Por último, enfatiza-se o uso do software GeoGebra como ferramenta para a elaboração de exemplos matemáticos e resolução de situações-problema sobre o conteúdo de geometria plana.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Didáctica francesa 13. Matemáticas escolares > Geometría > Formas geométricas 03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software 08. Evaluación > Instrumentos de evaluación |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 26250 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 07 Ago 2022 21:33 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 07 Ago 2022 21:33 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento