Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A matemática escolar do curso ginasial no colégio Taylor-Egídio (1950-1959)

Brito, Malú Rosa; de Camargo, Claudinei (2016). A matemática escolar do curso ginasial no colégio Taylor-Egídio (1950-1959). Educação Matemática Pesquisa, 18(2), pp. 627-647 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

964Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

O artigo trata de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de mestrado com o objetivo de reconstruir, na perspectiva da História Cultural, uma história do ensino da Matemática no curso ginasial do Colégio Taylor-Egídio (CTE), no município de Jaguaquara/BA, no período de 1950 a 1969. Contudo, neste texto, abordaremos apenas como se constituiu o ensino da Matemática em meados da década de 50 do século XX, no CTE. Utilizando a principal fonte documental escolar, os diários de classe de Matemática, a investigação possibilitou verificar que os impactos da Reforma Capanema ainda eram presente nos anos de 1950, no currículo da Matemática escolar nesta instituição de ensino.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Culturales
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Código ID:26391
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:13 Jul 2022 22:38
Fecha de Modificación Más Reciente:13 Jul 2022 22:38
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario