Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Concepções de professores de matemática do ensino básico sobre a álgebra escolar

Santos, Alex Bruno Carvalho dos; Souza, José Carlos de; Viana, José Messildo (2017). Concepções de professores de matemática do ensino básico sobre a álgebra escolar. Educação Matemática Pesquisa, 19(1), pp. 81-103 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

723Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

Este trabalho aborda os resultados de uma pesquisa realizada com professores de matemática do ensino básico sobre suas concepções acerca da álgebra e seu ensino. O referencial que adotamos foi a Teoria Antropológica do Didático. Nosso objetivo foi verificar quais características do modelo epistemológico dominante no ensino de Álgebra são reveladas nas concepções dos professores investigados. Para coleta de dados, adotamos como procedimento metodológico um Percurso de Estudo e Pesquisa. Os resultados revelaram, quanto à epistemologia espontânea do professor, o predomínio da perspectiva da Álgebra no sentido de operação com letras e números, bem como de generalização de padrões, o que a caracteriza como aritmética generalizada.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Encuestas
13. Matemáticas escolares > Álgebra > _Otro (álgebra)
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Epistemología
10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Numérico
10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Simbólico
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:26695
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:13 Jul 2022 09:28
Fecha de Modificación Más Reciente:13 Jul 2022 09:28
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario