Santos, Alex Bruno Carvalho dos; Souza, José Carlos de; Viana, José Messildo (2017). Concepções de professores de matemática do ensino básico sobre a álgebra escolar. Educação Matemática Pesquisa, 19(1), pp. 81-103 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 723Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Este trabalho aborda os resultados de uma pesquisa realizada com professores de matemática do ensino básico sobre suas concepções acerca da álgebra e seu ensino. O referencial que adotamos foi a Teoria Antropológica do Didático. Nosso objetivo foi verificar quais características do modelo epistemológico dominante no ensino de Álgebra são reveladas nas concepções dos professores investigados. Para coleta de dados, adotamos como procedimento metodológico um Percurso de Estudo e Pesquisa. Os resultados revelaram, quanto à epistemologia espontânea do professor, o predomínio da perspectiva da Álgebra no sentido de operação com letras e números, bem como de generalização de padrões, o que a caracteriza como aritmética generalizada.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Encuestas 13. Matemáticas escolares > Álgebra > _Otro (álgebra) 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Epistemología 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Numérico 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Simbólico |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 26695 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 13 Jul 2022 09:28 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 13 Jul 2022 09:28 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento