Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A concepção ontológica dos objetos matemáticos na teoria da objetificação

Gomes, Severino; Morey, Bernadete (2016). A concepção ontológica dos objetos matemáticos na teoria da objetificação. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 11, pp. 216-231 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

740Kb

URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat

Resumen

O presente artigo tem como objetivo destacar o fato de que nem todas as teorias contemporâneas de aprendizagem em educação matemática discutem a concepção ontológica de seu objeto do conhecimento, em particular, a ontologia dos entes matemáticos (números, conjuntos, funções, matrizes, vetores...). O processo de investigação se deu através da metodologia de pesquisa bibliográfica utilizando como parâmetro a emergente teoria sociocultural denominada por The Theory of Knowledge Objectification – TKO (Teoria da Objetificação do Conhecimento ou, simplesmente, Teoria da Objetificação) idealizada por Luis Radford.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
13. Matemáticas escolares > Números > Conjuntos numéricos
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:26704
Depositado Por:Monitor Funes 8
Depositado En:26 Jul 2022 18:35
Fecha de Modificación Más Reciente:26 Jul 2022 18:35
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario