Mendes, Janaina; Pina, Regina (2016). Etnomatemática: possíveis convergências sobre a ideia de jogos de linguagem. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 11, pp. 283-296 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 566Kb |
URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat
Resumen
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo analisar as possibilidades de convergências entre a matemática, a etnomatemática e o pensamento filosófico de Ludwig Wittgenstein em sua obra “Investigações Filosóficas”. Buscou-se repensar as concepções que temos da matemática, da etnomatemática e da prática pedagógica perpassando diferentes abordagens sobre a ciência matemática, seus fundamentos epistemológicos e seu ensino nas instituições acadêmicas. Apoiando-se nos pensamentos do filósofo Ludwig Wittgenstein e com base numa perspectiva etnomatemática em diferentes concepções, contextualizando os jogos de linguagem matemáticos.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática 10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática) 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Preparación de clases 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 26712 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 26 Jul 2022 18:11 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 26 Jul 2022 18:11 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento