Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Etnomatemática: possíveis convergências sobre a ideia de jogos de linguagem

Mendes, Janaina; Pina, Regina (2016). Etnomatemática: possíveis convergências sobre a ideia de jogos de linguagem. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 11, pp. 283-296 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

566Kb

URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat

Resumen

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo analisar as possibilidades de convergências entre a matemática, a etnomatemática e o pensamento filosófico de Ludwig Wittgenstein em sua obra “Investigações Filosóficas”. Buscou-se repensar as concepções que temos da matemática, da etnomatemática e da prática pedagógica perpassando diferentes abordagens sobre a ciência matemática, seus fundamentos epistemológicos e seu ensino nas instituições acadêmicas. Apoiando-se nos pensamentos do filósofo Ludwig Wittgenstein e com base numa perspectiva etnomatemática em diferentes concepções, contextualizando os jogos de linguagem matemáticos.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Preparación de clases
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:26712
Depositado Por:Monitor Funes 8
Depositado En:26 Jul 2022 18:11
Fecha de Modificación Más Reciente:26 Jul 2022 18:11
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario