Bisognin, Vanilde; Miron, Tatiele (2016). Metodologia de resolução de problemas: contribuições para o ensino de matemática financeira com alunos da educação de jovens e adultos. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 11(2), pp. 173-189 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 803Kb |
URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat
Resumen
Este artigo relata um trabalho investigativo com uma turma de vinte alunos da segunda etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de um colégio privado na cidade de Ijuí/RS. O objetivo da investigação foi investigar as potencialidades pedagógicas da metodologia de Resolução de Problemas no ensino de Matemática Financeira, associada ao uso de objetos de aprendizagem disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem. Neste trabalho, de caráter qualitativo, foi utilizada, como instrumento de coleta de dados, a observação participante, registrada por meio de um diário de campo, no qual foram relatados todos os acontecimentos ocorridos em classe, bem como documentos produzidos nas resoluções dos problemas. Os resultados apontaram que o uso de objetos de aprendizagem, juntamente com a proposição de problemas que fazem parte da vida dos alunos, potencializou a compreensão dos conceitos.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Educación de adultos |
Código ID: | 26737 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 26 Jul 2022 17:15 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 26 Jul 2022 17:15 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento