Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A aritmética nos cadernos de classe do ensino primário dos Hornburg (1950-1968)

Dudeque, Alboni; Rodrigues, Velcidina (2017). A aritmética nos cadernos de classe do ensino primário dos Hornburg (1950-1968). REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 12(2), pp. 148-162 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

346Kb

URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat

Resumen

O artigo discute questões que envolvem a escola, os alunos, a aritmética e os cadernos de classe da escola municipal de ensino fundamental professor Henrique Heise, localizada em Jaraguá do Sul/SC, no período de 1950 a 1968. Na problematização, questiona-se o que revelam os cadernos de classe dos irmãos Hornburg, alunos da escola, sobre a aritmética do ensino primário. Como objetivos, propõe-se analisar esses cadernos, para compreender a aritmética desenvolvida na escola, bem como discutir sobre os cadernos de classe e as ações de aritmética presentes no contexto da escola. Justifica-se o estudo, tendo em vista que a análise dos cadernos de classe dos Hornburg possibilita perceber a matemática e as relações que se estabeleceram no cotidiano da escola e que envolveram a aritmética nos saberes elementares propostos para os alunos daquela comunidade. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da história cultural e é de caráter bibliográfico e documental. Como resultado, pode-se mencionar que nas linhas dos cadernos de classe ficaram assinaladas as marcas dos programas de ensino, as concepções de ensino-aprendizagem desenvolvidas na escola, a cultura escolar e as práticas pedagógicas que envolviam a matemática.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas > Números naturales
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > _Otro (metodología de enseñanza)
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:26815
Depositado Por:Monitor Funes 8
Depositado En:25 Jul 2022 08:09
Fecha de Modificación Más Reciente:25 Jul 2022 08:09
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario