Rodrigues, Wagner (2018). O caderno de um professor E as suas relações com o saber matemático. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 13(1), pp. 31-41 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 772Kb |
URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat
Resumen
Este texto analisa um caderno intitulado “Caderno de prática, Rocha, SP, 1958”. Refere-se, provavelmente, a um material fruto de curso ministrado a professores dos primeiros anos escolares. Atém-se às páginas destinadas à “Metodologia da Aritmética”, pois há no Caderno várias outras rubricas escolares. Na análise, mobilizam-se categorias como “saber a ensinar”, “saber para ensinar”, “relação com o saber”, dentre outas. O estudo conclui pela existência de uma “matemática para ensinar ensinada” resultado das relações como o saber mantida entre a formação inicial e a docência. Em particular, revela como se constitui a “aritmética para ensinar ensinada” fruto de apropriações de propostas da modernidade pedagógica.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas > Números naturales 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas 05. Profesor > El papel del profesor 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 26826 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 25 Jul 2022 07:27 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 25 Jul 2022 07:27 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento