Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Raízes históricas do programa etnomatemática

Rosa, Milton; Orey, Daniel Clark (2019). Raízes históricas do programa etnomatemática. Educação Matemática Em Revista, 12(19/18), pp. 5-14 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

2938Kb

URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...

Resumen

Este artigo tem como objetivo oferecer uma introdução aos aspectos históricos do programa Etnomatemática. Os autores deste artigo procuram mostrar que a Etnomatemática inclui ideias, perspectivas e práticas matemáticas de indivíduos de diferentes culturas e que essas ideias são manifestadas e transmitidas de diversos modos. Os estudos da história da Etnomatemática e de seus proponentes ajuda-nos a identificar a importância dessa perspectiva para a educação matemática. O desenvolvimento da Etnomatemática, aqui, é documentado como parte do estudo do desenvolvimento científico das ideias e praticas matemáticas efetuadas por grupos culturais distintos. Este programa foi aclamado internacionalmente em virtude do trabalho de Ubiratan D’Ambrósio durante as últimas décadas.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Situado sociocultural
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:26952
Depositado Por:Monitor Funes 4
Depositado En:09 Sep 2022 08:35
Fecha de Modificación Más Reciente:09 Sep 2022 08:35
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario