Rosa, Milton; Orey, Daniel Clark (2005). Raízes históricas do programa etnomatemática. Educação Matemática Em Revista, 12(19/18), pp. 5-14 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 2938Kb |
URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...
Resumen
Este artigo tem como objetivo oferecer uma introdução aos aspectos históricos do programa Etnomatemática. Os autores deste artigo procuram mostrar que a Etnomatemática inclui ideias, perspectivas e práticas matemáticas de indivíduos de diferentes culturas e que essas ideias são manifestadas e transmitidas de diversos modos. Os estudos da história da Etnomatemática e de seus proponentes ajuda-nos a identificar a importância dessa perspectiva para a educação matemática. O desenvolvimento da Etnomatemática, aqui, é documentado como parte do estudo do desenvolvimento científico das ideias e praticas matemáticas efetuadas por grupos culturais distintos. Este programa foi aclamado internacionalmente em virtude do trabalho de Ubiratan D’Ambrósio durante as últimas décadas.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Situado sociocultural 10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática) |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 26952 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 09 Sep 2022 08:35 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 06 May 2023 20:56 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento