Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A dívida pública como tema transversal/ político-social em aulas de matemática no ensino fundamental

Mattiazzo-Cardia, Elizabeth; Moraes, Mara Sueli Simão (2019). A dívida pública como tema transversal/ político-social em aulas de matemática no ensino fundamental. Educação Matemática Em Revista, 12(19/18), pp. 15-25 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

2986Kb

URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...

Resumen

Este artigo propõe promover a discussão da Dívida Pública brasileira tratando-a como tema transversal/ político-social e como eixo estruturador no ensino do conteúdo tratamento da informação, desenvolvido em aulas de matemática com alunos das oitavas séries no ensino fundamental. Os conteúdos do bloco Tratamento da Informação, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, são importantes para a interpretação e análise de fatos ou fenômenos e, dessa forma, podem ser utilizados, interdisciplinarmente, com conteúdo de outras disciplinas, como História e Geografia, por exemplo, para tratar a Dívida Pública em seus aspectos qualitativo (causa, origem, legitimidade, consequências), e quantitativo (valores absolutos e relativos no Orçamento da União).

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
09. Currículo > Desarrollo
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Sociales
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Políticos
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:26955
Depositado Por:Monitor Funes 4
Depositado En:09 Sep 2022 08:33
Fecha de Modificación Más Reciente:09 Sep 2022 08:33
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario