Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médio

Scartazzini, Luiz Silvio; Silva, Jorge Tadeu Vargas da; Cônsul, Renato de Ávila; Poços, João Claudio Sanches (2005). Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médio. Educação Matemática Em Revista, 12(19/18), pp. 57-59 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

904Kb

URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...

Resumen

É proposta uma técnica para determinar áreas em superfícies irregulares aplicando o conceito das razões e proporções. O método proposto é a pesagem. Os materiais utilizados são os mapas aerofotogramétricos em escala e uma balança. O resultado obtido é comparado com o método convencional de medidas de áreas irregulares, na agrimensura, realizadas por meio da planimetria. A aplicabilidade desta técnica está na obtenção de áreas de pequenas propriedades agrícolas ou de territórios de distritos, ou de bacias hidrográficas, na geração de mapas de propriedades rurais, territoriais e cartográficos.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
13. Matemáticas escolares > Números > Relaciones numéricas > Razón y proporcionalidad
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones
13. Matemáticas escolares > Medida > Magnitudes
13. Matemáticas escolares > Medida > Estimación de medidas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:26963
Depositado Por:Monitor Funes 4
Depositado En:09 Sep 2022 08:17
Fecha de Modificación Más Reciente:06 May 2023 21:34
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario