Scartazzini, Luiz Silvio; Silva, Jorge Tadeu Vargas da; Cônsul, Renato de Ávila; Poços, João Claudio Sanches (2005). Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médio. Educação Matemática Em Revista, 12(19/18), pp. 57-59 .
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Resumen
É proposta uma técnica para determinar áreas em superfícies irregulares aplicando o conceito das razões e proporções. O método proposto é a pesagem. Os materiais utilizados são os mapas aerofotogramétricos em escala e uma balança. O resultado obtido é comparado com o método convencional de medidas de áreas irregulares, na agrimensura, realizadas por meio da planimetria. A aplicabilidade desta técnica está na obtenção de áreas de pequenas propriedades agrícolas ou de territórios de distritos, ou de bacias hidrográficas, na geração de mapas de propriedades rurais, territoriais e cartográficos.
Tipo de Registro: | Artículo |
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Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 13. Matemáticas escolares > Números > Relaciones numéricas > Razón y proporcionalidad 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones 13. Matemáticas escolares > Medida > Magnitudes 13. Matemáticas escolares > Medida > Estimación de medidas |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 26963 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 09 Sep 2022 08:17 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 06 May 2023 21:34 |
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