Marim, Vlademir; Vargas, Adriano (2016). Revista al-karismi: propostas pedagógicas para o ensino de matemática. Revista de Educação, Ciências e Mathematics, 6(2), pp. 61-70 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 261Kb |
URL Oficial: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rec...
Resumen
O estudo apresenta uma análise da revista Al-Karismi, distribuída nas décadas de 1940 e 1950, com propostas de recreação matemática, por responsabilidade de Malba Tahan. Em pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, de análise documental, selecionamos, nos volumes 3 e 4 dessa revista, os textos que apresentaram conhecimentos matemáticos contextualizados para analisarmos sua possível utilização em atividades pedagógicas em disciplinas dos cursos de Licenciatura de Matemática da UFU/FACIP e da UFF. As análises se basearam em dois eixos norteadores: (1) Conhecimento matemático: significados a partir da resolução de problemas e (2) Linguagem matemática ao longo da história. Verificamos, assim, que, embora a revista tenha sido produzida em um período no qual propostas de contextualização ainda eram exíguas, ela já sinalizava, com certa preocupação, tornar o estudo da matemática mais atraente e acessível ao aluno.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > El papel del profesor 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 26990 |
Depositado Por: | Monitor Funes 5 |
Depositado En: | 01 May 2022 21:31 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 01 May 2022 21:31 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento