Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Revista al-karismi: propostas pedagógicas para o ensino de matemática

Marim, Vlademir; Vargas, Adriano (2016). Revista al-karismi: propostas pedagógicas para o ensino de matemática. Revista de Educação, Ciências e Mathematics, 6(2), pp. 61-70 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

261Kb

URL Oficial: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rec...

Resumen

O estudo apresenta uma análise da revista Al-Karismi, distribuída nas décadas de 1940 e 1950, com propostas de recreação matemática, por responsabilidade de Malba Tahan. Em pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, de análise documental, selecionamos, nos volumes 3 e 4 dessa revista, os textos que apresentaram conhecimentos matemáticos contextualizados para analisarmos sua possível utilização em atividades pedagógicas em disciplinas dos cursos de Licenciatura de Matemática da UFU/FACIP e da UFF. As análises se basearam em dois eixos norteadores: (1) Conhecimento matemático: significados a partir da resolução de problemas e (2) Linguagem matemática ao longo da história. Verificamos, assim, que, embora a revista tenha sido produzida em um período no qual propostas de contextualização ainda eram exíguas, ela já sinalizava, com certa preocupação, tornar o estudo da matemática mais atraente e acessível ao aluno.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
05. Profesor > El papel del profesor
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:26990
Depositado Por:Monitor Funes 5
Depositado En:01 May 2022 21:31
Fecha de Modificación Más Reciente:01 May 2022 21:31
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario