Cirino, Cristina; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Oliveira, Hélia (2018). Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa, 20(2), pp. 21-46 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 600Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Neste estudo investigamos que aspectos da natureza de tarefas cognitivamente desafiadoras são considerados por professoras de Matemática, participantes de uma comunidade de prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com características de pesquisa intervenção. Os resultados evidenciaram que as professoras consideraram três aspectos associados à natureza deste tipo detarefa: permite ao aluno construir suas próprias estratégias, mobiliza o aluno para que explique suas estratégias e justifique seu pensamento e não explicita um modo de resolução. As reflexões compartilhadas no processo de formação possibilitaram às professoras compreenderas potencialidades de uma tarefa cognitivamente desafiadora e a relevância do papel do professorparapromover processos de ensino e de aprendizagem centrados no entendimento dos alunos.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 27297 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 10 Jul 2022 18:32 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 10 Jul 2022 18:32 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento