Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de matemática

Cirino, Cristina; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Oliveira, Hélia (2018). Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa, 20(2), pp. 21-46 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

600Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

Neste estudo investigamos que aspectos da natureza de tarefas cognitivamente desafiadoras são considerados por professoras de Matemática, participantes de uma comunidade de prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com características de pesquisa intervenção. Os resultados evidenciaram que as professoras consideraram três aspectos associados à natureza deste tipo detarefa: permite ao aluno construir suas próprias estratégias, mobiliza o aluno para que explique suas estratégias e justifique seu pensamento e não explicita um modo de resolução. As reflexões compartilhadas no processo de formação possibilitaram às professoras compreenderas potencialidades de uma tarefa cognitivamente desafiadora e a relevância do papel do professorparapromover processos de ensino e de aprendizagem centrados no entendimento dos alunos.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:27297
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:10 Jul 2022 18:32
Fecha de Modificación Más Reciente:10 Jul 2022 18:32
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario