Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Etnomatemática e a cultura da sala de aula

Borba, Marcelo C. (2019). Etnomatemática e a cultura da sala de aula. Educação Matemática Em Revista, 8(1), pp. 40-54 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

6Mb

URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...

Resumen

Nos últimos dez anos, o tema cultura e educação encontra-se presente com freqüência na literatura de educação matemática. Dentre as diversas vertentes que buscaram relacionar essas duas noções, podese selecionar duas: a primeira que aparece agrupada sob o tema etnomatemática (D'Ambrósio, 1985) tem investigado a matemática praticada por diversos grupos musicais. Um outro grupo de pesquisadores parece ter desenvolvido trabalhos que se agrupam em torno da expressão "cultura da sala de aula", restringindo-se a trabalhar com a matemática desenvolvida na sala de aula. Neste artigo, pretendo debater alguns dos pontos levantados por esses grupos, procurando estabelecer "pontes" e diferenças entre os enfoques.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:27331
Depositado Por:Monitor Funes 4
Depositado En:07 Sep 2022 21:27
Fecha de Modificación Más Reciente:08 Nov 2022 18:55
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario