Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Educação matemática e educação técnica agrícola na década de 1980

Toledo, Neila (2018). Educação matemática e educação técnica agrícola na década de 1980. Educação Matemática Pesquisa, 20(2), pp. 309-333 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

403Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

O artigo examina como o princípio pedagógico “aprender a fazer fazendo” se expressava no âmbito da educação matemática no curso Técnico em Agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de Sertão (EAFS/RS) nos anos de 1980. Os aportes teóricos encontram-se, principalmente, nas formulações de Michel Foucault e John Dewey. O material de pesquisa é composto por entrevistas realizadas com egressos, além de cadernos, provas e trabalhos da disciplina de Matemática. O exercício analítico sobre esse material, realizado na perspectiva da análise do discurso foucaultiano e por meio da abordagem de Storytelling, possibilitou concluir que a educação matemática da disciplina de Matemática era pouco vinculada ao princípio pedagógico “aprender a fazer fazendo”, priorizando-se o uso da escrita e o formalismo.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Entrevistas
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Expectativas de aprendizaje > Competencias
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Formación Profesional
Código ID:27360
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:10 Jul 2022 17:23
Fecha de Modificación Más Reciente:10 Jul 2022 17:23
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario