Figueroa, Teodora Pinheiro; Ag Almouloud, Saddo (2018). Reflexões sobre um Modelo Epistemológico Alternativo (MEA) considerando as análises das relações institucionais acerca do objeto matemático limites de funções. Educação Matemática Pesquisa, 20(3), pp. 72-96 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 689Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
A pesquisa visa contribuir com o processo de formação docente a partir de reflexões sobre um MER, que considera as incompletudes do trabalho institucional relativo ao objeto matemático limite de função de uma variável real. Nosso aporte teórico se alicerça na Teoria Antropológica do Didático (TAD). No Modelo Epistemológico Dominante (MED), questionamos o que está posto; analisamos os livros didáticos do plano de ensino dos cursos de engenharia civil, elétrica e bacharelado e licenciatura em química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco e os cadernos dos estudantes dos respectivos cursos. A constatação de uma incompletude institucional trouxe reflexões acerca da construção de um Modelo Epistemológico Alternativo (MEA), as quais apresentaremos neste trabalho.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Epistemología 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > _Otro (fundamentos de la Educación Matemática) 14. Matemáticas superiores > Cálculo (matemáticas superiores) 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 27368 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 10 Jul 2022 16:44 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 10 Jul 2022 16:44 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento