Pereira, José; Nuñez, José (2020). Proposições teórico-simbólicas mediadas pela teoria antropológica do didático. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 15(2), pp. 1-20 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 568Kb |
URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat
Resumen
O objetivo deste artigo é expor proposições teórico-simbólicas mediadas pela teoria antropológica do didático. As articulações teóricas estabelecidas comtemplam ideias sobre o estudo de obras, sistema didáticos, esquema herbartiano e milieu. A perspectiva dessas articulações estabelece um percurso metodológico para desenvolvimento de pesquisas vinculadas à Didática da Matemática ou Educação Matemática. Nossas proposições teórico-simbólicas são contributos de uma pesquisa de doutoramento. Essa pesquisa envolveu a formação continuada de professores de matemática do Ensino Básico. O dispositivo metodológico dessa formação foi o Percurso de Estudo e Pesquisa. Dispositivo metodológico inerente ao contexto da Teoria Antropológica do Didático, teoria esta, que sustenta nossas proposições teórico-simbólicas.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Didáctica francesa 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > _Otro (fenomenología didáctica) 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Simbólico 10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática) |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 27596 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 22 Jul 2022 14:51 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 22 Jul 2022 14:51 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento