Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Proposições teórico-simbólicas mediadas pela teoria antropológica do didático

Pereira, José; Nuñez, José (2020). Proposições teórico-simbólicas mediadas pela teoria antropológica do didático. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 15(2), pp. 1-20 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

568Kb

URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat

Resumen

O objetivo deste artigo é expor proposições teórico-simbólicas mediadas pela teoria antropológica do didático. As articulações teóricas estabelecidas comtemplam ideias sobre o estudo de obras, sistema didáticos, esquema herbartiano e milieu. A perspectiva dessas articulações estabelece um percurso metodológico para desenvolvimento de pesquisas vinculadas à Didática da Matemática ou Educação Matemática. Nossas proposições teórico-simbólicas são contributos de uma pesquisa de doutoramento. Essa pesquisa envolveu a formação continuada de professores de matemática do Ensino Básico. O dispositivo metodológico dessa formação foi o Percurso de Estudo e Pesquisa. Dispositivo metodológico inerente ao contexto da Teoria Antropológica do Didático, teoria esta, que sustenta nossas proposições teórico-simbólicas.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Didáctica francesa
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > _Otro (fenomenología didáctica)
10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Simbólico
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:27596
Depositado Por:Monitor Funes 8
Depositado En:22 Jul 2022 14:51
Fecha de Modificación Más Reciente:22 Jul 2022 14:51
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario