Cruz, Osilene; Morais, Fernanda; Alves, Cleudes; Franca, Maysa (2020). Estratégias para o ensino de matematica para alunos surdos do ensino fundamental. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 15(2), pp. 1-21 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 971Kb |
URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat
Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar estratégias para o ensino de conteúdos de Matemática (porcentagem e resolução de problemas aritméticos) para alunos surdos do Ensino Fundamental, com a utilização de materiais pedagógicos autênticos, a partir de uma perspectiva bilíngue de ensino-aprendizagem - Libras e Língua Portuguesa escrita (Brasil, 2002; 2005). Wallon (1879-1995) e Vygotsky (1896-1934) foram abordados, pois destacam a importância do lúdico, das brincadeiras e do cumprimento de regras para o desenvolvimento da linguagem e da cognição, assim como para o amadurecimento psicológico, motor, sensorial e afetivo do aprendiz. A pesquisa baseou-se no Decreto 5.626/2005 sobre ensino ministrado de forma dialógica, funcional e instrumental e nos estudos de Morais e Cruz (2016, 2019) que se dedicam à produção de materiais didáticos para aprendizes surdos, a partir de recursos visuais e da Libras como língua de instrução e L1 desses aprendizes.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 04. Alumno > Necesidades especiales > Alumnos discapacitados 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas > Números naturales 13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Psicología |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 27612 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 22 Jul 2022 11:42 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 22 Jul 2022 11:42 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento