Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Análise real na licenciatura: do pensamento abissal à ecologia de saberes

Dysman, Anne Michelle; Carneiro, Fátima (2021). Análise real na licenciatura: do pensamento abissal à ecologia de saberes. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 11(2), pp. 336-359 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

757Kb

URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...

Resumen

Este trabalho apresenta uma discussão a cerca de reflexos da colonização epistêmica que rege nossa sociedade sobre o campo da educação matemática e da formação de professores, à luz da lógica do pensamento abissal e da ecologia de saberes propostas por Boaventura de Sousa Santos. Neste contexto, nosso foco se direciona para as disciplinas de Análise Real na Licenciatura. Adotamos uma abordagem cartográfica e, ecoando vozes registradas na literatura de pesquisa sobre o ensino de Análise, buscamos dar visibilidade a linhas que caracterizam o pensamento abissal. Agregandorelatos e reflexões sobre nossas vivências em projetos associados a disciplinas de Análise, buscamoscontribuir para a emergênciade configurações pedagógicas compatíveis com a ecologia de saberes.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Epistemología
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
05. Profesor > Desarrollo del profesor
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:27663
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:30 Jun 2022 14:31
Fecha de Modificación Más Reciente:30 Jun 2022 14:31
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario