Freitas, César Augusto; Sant'Ana, Marilaine de Fraga (2007). Modelo matemático do crescimento da araucaria angustifolia: aplicação da modelagem matemática no ensino do cálculo diferencial e integral. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 9(2), pp. 64-74 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 237Kb |
URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta
Resumen
Este artigo apresenta o relato e as reflexões decorrentes da aplicação da Modelagem Matemática como estratégia de ensino no caso específico de estudantes da terceira fase do curso de Ciências da Computação das Faculdades Integradas Univest - FACVEST em Lages/ SC, na disciplina de Cálculo. Foi desenvolvido um modelo matemático para crescimento da Araucaria angustifolia, usando técnicas de Cálculo Diferencial e Integral. O objetivo principal do trabalho consistiu na Modelagem como fator de integração entre a Matemática do estudante universitário e a investigação de problemas regionais. Pôde-se concluir quanto à eficácia da Modelagem para este fim, bem como para a compreensão dos conteúdos específicos da disciplina.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 14. Matemáticas superiores > Cálculo (matemáticas superiores) |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 27846 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 28 Jun 2022 12:26 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 08 Nov 2022 18:30 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento