Bassinello, Ieda; Soares, Marcia Guedes; Valente, Wagner Rodrigues (2014). Lourenço Filho e a matemática da escola nova. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 1(1), pp. 21-47 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 392Kb |
URL Oficial: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_...
Resumen
O texto analisa o papel de Lourenço Filho para a educação matemática brasileira. Percorre a trajetória desse educador desde as suas primeiras atividades docentes, na década de 1920, onde orienta a modernização do ensino de matemática nos primeiros anos escolares pelas Cartas de Parker. Depois disso, o estudo descreve o impacto da obra Testes ABC no dia-a-dia das escolas, e a entrada em cena de um processo de matematização da pedagogia. Por fim, traz a análise de obra didática de Lourenço Filho para o ensino de aritmética revelando a incorporação de novos aportes da psicologia experimental de base estatística na reorganização da matemática escolar para o curso primário.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Pedagogía 03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Psicología |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 27851 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 18 Jul 2022 08:57 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 18 Jul 2022 08:57 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento