Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Lourenço Filho e a matemática da escola nova

Bassinello, Ieda; Soares, Marcia Guedes; Valente, Wagner Rodrigues (2014). Lourenço Filho e a matemática da escola nova. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 1(1), pp. 21-47 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

392Kb

URL Oficial: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_...

Resumen

O texto analisa o papel de Lourenço Filho para a educação matemática brasileira. Percorre a trajetória desse educador desde as suas primeiras atividades docentes, na década de 1920, onde orienta a modernização do ensino de matemática nos primeiros anos escolares pelas Cartas de Parker. Depois disso, o estudo descreve o impacto da obra Testes ABC no dia-a-dia das escolas, e a entrada em cena de um processo de matematização da pedagogia. Por fim, traz a análise de obra didática de Lourenço Filho para o ensino de aritmética revelando a incorporação de novos aportes da psicologia experimental de base estatística na reorganização da matemática escolar para o curso primário.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Pedagogía
03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Psicología
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:27851
Depositado Por:Monitor Funes 4
Depositado En:18 Jul 2022 08:57
Fecha de Modificación Más Reciente:18 Jul 2022 08:57
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario