Teixeira, Bruno Rodrigo; Cyrino, Màrcia Cristina (2010). A comunicação escrita na formação inicial de professores de matemática: potencialidades formativas da elaboração do relatório de estágio supervisionado. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(1), pp. 43-66 .
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 190Kb |
URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta
Resumen
Neste estudo, identifi camos e analisamos potencialidades formativas da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado, na ótica de futuros professores de Matemática. Realizamos um estudo qualitativo de cunho interpretativo com 12 estudantes do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As unidades de análise foram constituídas por meio das informações obtidas a partir de questionário, entrevista semiestruturada e relatório de estágio. Segundo os participantes, a elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado possibilitou que eles refl etissem sobre a sua própria prática, sobre incidentes críticos, sobre o modo como os alunos pensaram e agiram, sobre conteúdos matemáticos, sobre situações didáticas vivenciadas enquanto professores, sobre o planejamento das aulas e sobre a dinâmica das aulas. A investigação evidenciou que a comunicação escrita utilizada durante a elaboração do relatório pode fomentar o desenvolvimento do pensamento refl exivo de futuros professores.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Entrevistas 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Encuestas 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 27911 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 22 Jun 2022 22:05 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 22 Jun 2022 22:05 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento