Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Aplicações no ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral através de experimentos envolvendo temperaturas

Ferreira, Denise Helena Lombardo; Penereiro, Júlio César (2010). Aplicações no ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral através de experimentos envolvendo temperaturas. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(1), pp. 67-82 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

319Kb

URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta

Resumen

O objetivo deste artigo é mostrar que a partir de dados reais é possível usar vários conteúdos do Cálculo Diferencial e Integral tornando a aprendizagem desses conteúdos mais signifi cativa para os estudantes. Nesse aspecto, empregamos a Modelagem Matemática como um caráter utilitário de conteúdos matemáticos. Apresentamos algumas sugestões de atividades envolvendo esses conteúdos relacionados ao Cálculo Diferencial e Integral, sobretudo aqueles relacionados à integração numérica, mediada pelo programa Excel e com medidas de temperaturas realizadas por dois experimentos diferentes. Desta maneira, esperamos atender algumas das expectativas dos estudantes, como vincular os conceitos matemáticos enfocados em sala de aula com a realidade do cotidiano e aliados à tecnologia disponível.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización
13. Matemáticas escolares > Cálculo > Derivación
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones
13. Matemáticas escolares > Cálculo > Integración
14. Matemáticas superiores > Cálculo (matemáticas superiores)
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Código ID:27914
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:22 Jun 2022 21:57
Fecha de Modificación Más Reciente:22 Jun 2022 21:57
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario