Ferreira, Denise Helena Lombardo; Penereiro, Júlio César (2010). Aplicações no ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral através de experimentos envolvendo temperaturas. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(1), pp. 67-82 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 319Kb |
URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta
Resumen
O objetivo deste artigo é mostrar que a partir de dados reais é possível usar vários conteúdos do Cálculo Diferencial e Integral tornando a aprendizagem desses conteúdos mais signifi cativa para os estudantes. Nesse aspecto, empregamos a Modelagem Matemática como um caráter utilitário de conteúdos matemáticos. Apresentamos algumas sugestões de atividades envolvendo esses conteúdos relacionados ao Cálculo Diferencial e Integral, sobretudo aqueles relacionados à integração numérica, mediada pelo programa Excel e com medidas de temperaturas realizadas por dois experimentos diferentes. Desta maneira, esperamos atender algumas das expectativas dos estudantes, como vincular os conceitos matemáticos enfocados em sala de aula com a realidade do cotidiano e aliados à tecnologia disponível.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización 13. Matemáticas escolares > Cálculo > Derivación 03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones 13. Matemáticas escolares > Cálculo > Integración 14. Matemáticas superiores > Cálculo (matemáticas superiores) |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario Educación Secundaria Media (17 y 18 años) |
Código ID: | 27914 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 22 Jun 2022 21:57 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 22 Jun 2022 21:57 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento