Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 – 1932)

Pinheiro, Nara Lima Vilma (2014). O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 – 1932). Caminhos da Educação Matemática em Revista, 1(1), pp. 130-149 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

261Kb

URL Oficial: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_...

Resumen

Este texto trata de um tempo de transformações na educação: a penetração do ideário da chamada pedagogia científica por meio das revistas pedagógicas. São analisados periódicos paulistas e os textos relativos à aritmética dos primeiros anos escolares. Ganham destaque os tests, ícone de um novo tempo escolar, ingrediente modificador de programas, métodos e conteúdos de ensino. Discute-se a estratégia das lideranças paulistas na tentativa de convencer professores a adotarem as novas perspectivas em suas práticas pedagógicas, em particular, no ensino da aritmética.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
01. Sistema educativo > Política educativa
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas > Números naturales
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Pruebas
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:27961
Depositado Por:Monitor Funes 4
Depositado En:18 Jul 2022 09:58
Fecha de Modificación Más Reciente:18 Jul 2022 09:58
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario