Pinheiro, Nara Lima Vilma (2014). O uso dos tests em aritmética e o convencimento dos professores para mudanças de práticas pedagógicas: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 – 1932). Caminhos da Educação Matemática em Revista, 1(1), pp. 130-149 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 261Kb |
URL Oficial: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_...
Resumen
Este texto trata de um tempo de transformações na educação: a penetração do ideário da chamada pedagogia científica por meio das revistas pedagógicas. São analisados periódicos paulistas e os textos relativos à aritmética dos primeiros anos escolares. Ganham destaque os tests, ícone de um novo tempo escolar, ingrediente modificador de programas, métodos e conteúdos de ensino. Discute-se a estratégia das lideranças paulistas na tentativa de convencer professores a adotarem as novas perspectivas em suas práticas pedagógicas, em particular, no ensino da aritmética.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos 01. Sistema educativo > Política educativa 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas > Números naturales 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Pruebas |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 27961 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 18 Jul 2022 09:58 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 18 Jul 2022 09:58 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento