Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Tentativas de estabelecer o conceito de número como fundamento para cursos de análise

Schubring, Gert (2015). Tentativas de estabelecer o conceito de número como fundamento para cursos de análise. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 3(1), pp. 111-125 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

736Kb

URL Oficial: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_...

Resumen

Embora uma concepção de número fique subjacente a cada abordagem de análise, pesquisas a fim de explicitar tais concepções surgiram bem tardiamente, na primeira metade do século XIX. O artigo analisa quatro tentativas de fundamentar o cálculo em um conceito de número adaptado – duas da França e duas da Alemanha. Um foco principal dessas tentativas foi o conceito de números negativos. Porém, elaborar o conceito de números reais não ficou no horizonte conceitual desses matemáticos. Foi o desafio que levou Dedekind a estabelecer seu conceito de cortes.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Evolución histórica de conceptos
13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas > Números naturales
13. Matemáticas escolares > Números > Conceptos prenuméricos
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:28002
Depositado Por:Monitor Funes 4
Depositado En:18 Jul 2022 12:14
Fecha de Modificación Más Reciente:18 Jul 2022 12:14
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario