Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Etnomatemática e a cultura da sala de aula

Borba, Marcelo C. (1993). Etnomatemática e a cultura da sala de aula. Revista de Educação Matemática (REMat), 1(1/2), pp. 43-58 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

7Mb

URL Oficial: https://revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/

Resumen

Nos últimos dez anos, o tema cultura e educação encontra-se presente com freqüência na literatura de educação matemática. Dentre as diversas vertentes que buscaram relacionar essas duas noções, podese selecionar duas: a primeira que aparece agrupada sob o tema etnomatemática (D'Ambrósio, 1985) tem investigado a matemática praticada por diversos grupos musicais. Um outro grupo de pesquisadores parece ter desenvolvido trabalhos que se agrupam em torno da expressão "cultura da sala de aula", restringindo-se a trabalhar com a matemática desenvolvida na sala de aula. Neste artigo, pretendo debater alguns dos pontos levantados por esses grupos, procurando estabelecer "pontes" e diferenças entre os enfoques.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Culturales
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:28018
Depositado Por:Monitor Funes 4
Depositado En:28 Jun 2022 09:53
Fecha de Modificación Más Reciente:29 Jul 2022 21:24
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario