Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A constituição histórica de diferentes sujeitos matemáticos

Lara, Isabel Cristina Machado de (2011). A constituição histórica de diferentes sujeitos matemáticos. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 13(2), pp. 97-114 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

439Kb

URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta

Resumen

Este artigo procura descrever os diferentes discursos que constituíram historicamente modos de ver a Matemática e o seu ensino, cujos efeitos foram a produção de diferentes modos de subjetivação dos indivíduos. Ou seja, tal subjetivação matemática varia na medida em que o modo de ensinar a Matemática é produzido por diferentes práticas discursivas. A partir de uma perspectiva foucaultiana, coloca sob suspeita a pretensão de discursos que buscam uma homogeneização nas formas de pensar dos indivíduos, comuns num modelo de sociedade disciplinar, trazendo à tona os discursos emergentes na sociedade do controle, sociedade do conhecimento, que, ao contrário da disciplinar, busca salientar as diferenças, tornando possível, através de um enfoque holístico e transdisciplinar, presente na Etnomatemática, a constituição de um sujeito multidisciplinar.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Evolución histórica de conceptos
03. Aula > Gestión del aula > El discurso
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:28042
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:22 Jun 2022 16:43
Fecha de Modificación Más Reciente:22 Jun 2022 16:43
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario