Lara, Isabel Cristina Machado de (2011). A constituição histórica de diferentes sujeitos matemáticos. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 13(2), pp. 97-114 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 439Kb |
URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta
Resumen
Este artigo procura descrever os diferentes discursos que constituíram historicamente modos de ver a Matemática e o seu ensino, cujos efeitos foram a produção de diferentes modos de subjetivação dos indivíduos. Ou seja, tal subjetivação matemática varia na medida em que o modo de ensinar a Matemática é produzido por diferentes práticas discursivas. A partir de uma perspectiva foucaultiana, coloca sob suspeita a pretensão de discursos que buscam uma homogeneização nas formas de pensar dos indivíduos, comuns num modelo de sociedade disciplinar, trazendo à tona os discursos emergentes na sociedade do controle, sociedade do conhecimento, que, ao contrário da disciplinar, busca salientar as diferenças, tornando possível, através de um enfoque holístico e transdisciplinar, presente na Etnomatemática, a constituição de um sujeito multidisciplinar.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Evolución histórica de conceptos 03. Aula > Gestión del aula > El discurso 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 28042 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 22 Jun 2022 16:43 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 22 Jun 2022 16:43 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento