Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A formulação das estratégias utilizadas pelos alunos no ambiente de modelagem matemática

Oliveira, Marcelo Leon Caffé de (2012). A formulação das estratégias utilizadas pelos alunos no ambiente de modelagem matemática. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 14(2), pp. 295-308 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

338Kb

URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta

Resumen

Neste trabalho, analiso como as estratégias utilizadas pelos alunos são formuladas durante a implementação de atividades de modelagem matemática. Utilizei uma abordagem qualitativa de pesquisa, coletando os dados através da observação de um grupo de estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Conceição do Jacuípe, Bahia. A análise dos dados sugere que a formulação das estratégias está associada à maneira como a interação entre o professor e os alunos acontece e ao fato do tema da atividade de modelagem matemática fazer referência ao cotidiano dos estudantes.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:03. Aula > Relaciones interpersonales > Profesor-estudiantes
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones
05. Profesor > El papel del profesor
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:28077
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:22 Jun 2022 11:21
Fecha de Modificación Más Reciente:22 Jun 2022 11:21
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario