Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Sobre o ensino da análise combinatória: fatores a serem considerados, lacunas a serem evitadas

Alves, Renato; Segadas, Claudia (2012). Sobre o ensino da análise combinatória: fatores a serem considerados, lacunas a serem evitadas. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 14(3), pp. 405-420 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

712Kb

URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta

Resumen

O objetivo deste artigo é relatar uma pesquisa sobre fatores que influenciam o ensino da análise combinatória, em especial o Modelo Combinatório Implícito (MCI), de Dubois (1984). Aplicamos um questionário a alunos da graduação em matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e as respostas dos alunos foram analisadas usando o MCI e as técnicas mais usuais de contagem. Para cada questão, identificamos tipos de erros que foram classificados de acordo com Batanero, NavarroPelayo e Godino (1996). Ao final do artigo, apresentamos alguns dos resultados, bem como algumas recomendações para professores do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:13. Matemáticas escolares > Probabilidad > Combinatoria
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Encuestas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:28086
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:21 Jun 2022 22:09
Fecha de Modificación Más Reciente:21 Jun 2022 22:09
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario