Moretti, Méricles Thadeu (2013). Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem da geometria. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 15(2), pp. 289-303 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 631Kb |
URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta
Resumen
Neste trabalho pretendemos construir, a partir principalmente de duas ideias de aprendizagem da geometria, um espaço dinâmico de atividades em geometria. A ideia de capacidade espacial em Frostig e Horne (1964), Hoffer (1977) e dos olhares icônico e não icônico em Duval unem-se para formar espaços dinâmicos que denominamos semiosfera do olhar em analogia à semiosfera para o desenvolvimento da cultura em Lotman (2005). A aprendizagem da geometria, no desenvolvimento do olhar para as séries iniciais do ensino fundamental, pode fundamentar-se no conjunto desses espaços semióticos integrados das semiosferas.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Expectativas de aprendizaje > Capacidades 13. Matemáticas escolares > Geometría > _Otro (geometría) 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 13. Matemáticas escolares > Geometría > Formas geométricas |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 28170 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 18 Jun 2022 18:17 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 18 Jun 2022 18:17 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento