Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem da geometria

Moretti, Méricles Thadeu (2013). Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem da geometria. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 15(2), pp. 289-303 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

631Kb

URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta

Resumen

Neste trabalho pretendemos construir, a partir principalmente de duas ideias de aprendizagem da geometria, um espaço dinâmico de atividades em geometria. A ideia de capacidade espacial em Frostig e Horne (1964), Hoffer (1977) e dos olhares icônico e não icônico em Duval unem-se para formar espaços dinâmicos que denominamos semiosfera do olhar em analogia à semiosfera para o desenvolvimento da cultura em Lotman (2005). A aprendizagem da geometria, no desenvolvimento do olhar para as séries iniciais do ensino fundamental, pode fundamentar-se no conjunto desses espaços semióticos integrados das semiosferas.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Expectativas de aprendizaje > Capacidades
13. Matemáticas escolares > Geometría > _Otro (geometría)
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
13. Matemáticas escolares > Geometría > Formas geométricas
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:28170
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:18 Jun 2022 18:17
Fecha de Modificación Más Reciente:18 Jun 2022 18:17
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario