Shinkawa, Geisa Zilli; Meneghetti, Renata Cristina Geromel (2013). A importância do conceito de tecnologia social no contexto da etnomatemática. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 15(3), pp. 432-446 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 313Kb |
URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta
Resumen
A Tecnologia Social (TS) apresenta-se como uma proposta alternativa à Tecnologia Convencional e à Tecnologia Apropriada. O propósito deste artigo é discutir o conceito de tecnologia, em particular o de TS, e refletir sobre ele no contexto da Educação Matemática, sobretudo no contexto da Etnomatemática. A partir de pesquisa teórica bibliográfica, procuramos argumentar que no contexto da Educação Matemática a TS pode ser um elemento importante, principalmente no que se refere à caracterização da Etnomatemática de grupos culturais específicos. Isto é exemplificado com a utilização da TS por um Grupo de fabricação de sabão caseiro, no qual se evidencia sua conexão com a Etnomatemática. Ressalta-se ainda que a TS aproxima-se da Etnomatemática, principalmente quando esta é proposta por seus membros como modos próprios do saber fazer inerente ao trabalho do cotidiano do grupo, ou como conhecimento produzido por eles.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Teoría social del aprendizaje 03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software 03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Computadores |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 28171 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 18 Jun 2022 18:13 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 18 Jun 2022 18:13 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento