Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A importância do conceito de tecnologia social no contexto da etnomatemática

Shinkawa, Geisa Zilli; Meneghetti, Renata Cristina Geromel (2013). A importância do conceito de tecnologia social no contexto da etnomatemática. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 15(3), pp. 432-446 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

313Kb

URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta

Resumen

A Tecnologia Social (TS) apresenta-se como uma proposta alternativa à Tecnologia Convencional e à Tecnologia Apropriada. O propósito deste artigo é discutir o conceito de tecnologia, em particular o de TS, e refletir sobre ele no contexto da Educação Matemática, sobretudo no contexto da Etnomatemática. A partir de pesquisa teórica bibliográfica, procuramos argumentar que no contexto da Educação Matemática a TS pode ser um elemento importante, principalmente no que se refere à caracterização da Etnomatemática de grupos culturais específicos. Isto é exemplificado com a utilização da TS por um Grupo de fabricação de sabão caseiro, no qual se evidencia sua conexão com a Etnomatemática. Ressalta-se ainda que a TS aproxima-se da Etnomatemática, principalmente quando esta é proposta por seus membros como modos próprios do saber fazer inerente ao trabalho do cotidiano do grupo, ou como conhecimento produzido por eles.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Teoría social del aprendizaje
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Computadores
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:28171
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:18 Jun 2022 18:13
Fecha de Modificación Más Reciente:18 Jun 2022 18:13
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario