Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A regra de ouro nos livros didáticos para escolas alemãs-brasileiras

Silva da Silva, Circe Mary (2015). A regra de ouro nos livros didáticos para escolas alemãs-brasileiras. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 17(4), pp. 41-59 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

102Kb

URL Oficial: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta

Resumen

A presente investigação tem por objetivo apresentar como os problemas de regra de três simples estão representados em livros didáticos de aritmética produzidos para escolas alemãs-brasileiras no período de 1900 a 1935. Foram selecionados, para análise, três livros didáticos, de autoria de Matthäus Grimm, Otto Büchler, Wilhelm Nast e Leonhard Tochtrop, os quais foram comparados com os livros Segunda Aritmética e Primeira Aritmética de José Theodoro de Souza Lobo. Nas três obras analisadas, foram encontrados vestígios de uma prática pedagógica em uso na Alemanha à época.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
13. Matemáticas escolares > Números > _Otro (números)
03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:28267
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:17 Jun 2022 21:50
Fecha de Modificación Más Reciente:17 Jun 2022 21:50
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario