Ramires, Késia; Costa, Leila (2014). A metodologia da resolução de problemas no processo de ensino e de aprendizagem nos 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, 3(5), pp. 73-99 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 345Kb |
URL Oficial: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/issue...
Resumen
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada com um grupo de professores dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental. O objetivo foi o de investigar o que sabiam esses professores sobre a resolução de problemas como estratégia metodológica no processo de ensino da matemática e as possíveis consequências na aprendizagem dos alunos. Dentre as motivações para esta pesquisa destaca-se a avaliação da Prova Brasil, elaborada pelo INEP, cujo foco em matemática é na Resolução de Problemas. Os resultados obtidos evidenciam o fato de que esses professores investigados ensinam sobre como resolver problemas ou para resolver problemas, ao invés de ensinar por meio da Resolução de Problemas, com implicações na avaliação da Prova Brasil.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 06. Aprendizaje > Aspectos afectivos > Motivación 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 28550 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 10 May 2022 15:17 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 10 May 2022 15:17 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento