Carvalho, Sandro Azevedo; Ripoll, Cydara Cavedon (2013). O pensamento matemático na escola básica. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 21(2), pp. 149-161 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 154Kb |
URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...
Resumen
Com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre a questão “como familiarizar gradativamente os alunos da escola básica com o pensamento matemático?”, relata-se, neste artigo, uma experiência de sala de aula de oitavo ano do ensino fundamental, realizada em 2008, na qual o professor, enquanto discute as propriedades da operação de adição de números naturais, procura desenvolver a abstração e o pensamento matemático dos alunos, sem se afastar da linguagem inerente a este nível de escolaridade. Essa e outras atividades que buscavam o mesmo objetivo despertaram, em alguns alunos, o hábito de tentar justificar matematicamente os resultados trabalhados em sala de aula.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Pensamiento matemático 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Abstracción |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 28811 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 11 Jun 2022 10:30 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 11 Jun 2022 10:30 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento