Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

O pensamento matemático na escola básica

Carvalho, Sandro Azevedo; Ripoll, Cydara Cavedon (2013). O pensamento matemático na escola básica. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 21(2), pp. 149-161 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

154Kb

URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...

Resumen

Com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre a questão “como familiarizar gradativamente os alunos da escola básica com o pensamento matemático?”, relata-se, neste artigo, uma experiência de sala de aula de oitavo ano do ensino fundamental, realizada em 2008, na qual o professor, enquanto discute as propriedades da operação de adição de números naturais, procura desenvolver a abstração e o pensamento matemático dos alunos, sem se afastar da linguagem inerente a este nível de escolaridade. Essa e outras atividades que buscavam o mesmo objetivo despertaram, em alguns alunos, o hábito de tentar justificar matematicamente os resultados trabalhados em sala de aula.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Pensamiento matemático
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Abstracción
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:28811
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:11 Jun 2022 10:30
Fecha de Modificación Más Reciente:11 Jun 2022 10:30
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario