Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Contribuições teóricas sobre aprendizagem matemática na modelagem matemática

Souza, Elizabeth Gomes; Barbosa, Jonei Cerqueira (2014). Contribuições teóricas sobre aprendizagem matemática na modelagem matemática. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 22(1), pp. 31-58 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

231Kb

URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...

Resumen

Este artigo tem o objetivo discutir a aprendizagem matemática na modelagem matemática em termos teóricos. Para esse fim, adotamos as ideias do filósofo Ludwig Wittgenstein, relativas ao seu entendimento de linguagem e matemática como uma modalidade normativa de uso da linguagem. Esses entendimentos são utilizados como embasamento filosófico para a análise das definições teóricas apresentadas por Anna Sfard sobre aprendizagem matemática em âmbito escolar. A partir do uso das ideias de ambos os autores, apresentamos uma compreensão de modelagem e apontamos algumas implicações para a temática da aprendizagem matemática na modelagem.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:13. Matemáticas escolares > Geometría > _Otro (geometría)
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Análisis del discurso
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Normas socio matemáticas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:28815
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:11 Jun 2022 10:23
Fecha de Modificación Más Reciente:11 Jun 2022 10:23
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario