Krishna, Ismael; Nivia , Thais (2016). A escolarização do Desenho na Escola Normal de Belo Horizonte (1906-1946). Revista de História da Educação Matemática, 2(2), pp. 56-75 .
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 245Kb |
URL Oficial: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT
Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama sobre o processo de escolarização da disciplina denominada Desenho, ocorrido no âmbito da Escola Normal de Belo Horizonte, entre os anos de 1906 e 1946. Utilizando de referenciais teóricos vinculados à história das disciplinas escolares, o texto propõe demonstrar como os argumentos favoráveis a um ensino de desenho geométrico disputaram espaço nos programas e currículos oficiais com os argumentos favoráveis a um ensino de desenho de viés mais artístico, embasado em postulados advindos das academias de Belas Artes. O artigo apresenta, então, as disputas entre esses dois pontos de vista, apontando as rupturas e permanências desses discursos na Escola Normal de Belo Horizonte.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 28834 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 28 Jun 2022 14:01 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 28 Jun 2022 14:01 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento