Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Entre Kandinsky, crianças e corpo: um exercício de uma pedagogia pobre

Flores, Cláudia Regina (2015). Entre Kandinsky, crianças e corpo: um exercício de uma pedagogia pobre. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 23(1), pp. 237-252 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

911Kb

URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...

Resumen

Este é um texto-experiência, na medida em que fomos afetados por uma pedagogia pobre. Partindo de uma pesquisa maior, norteada pela questão sobre como pinturas do corpo humano potencializam exercícios do pensamento matemático, quatro oficinas foram elaboradas com pinturas de Kandinsky e desenvolvidas com crianças de uma sala de aula de quinto ano do ensino fundamental. Consideramos o conjunto dessas oficinas como um dispositivo que atualiza virtualidades, onde imagens da arte e diálogos de crianças dão lugar a um exercício de uma pedagogia pobre. O objetivo é, portanto, exercitar, com essas oficinas, os conceitos de acontecimento, experiência e pesquisa crítica, como ferramenta de análise na pesquisa educacional e prática pedagógica.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
11. Educación Matemática y otras disciplinas > _Otro (Educación Matemática y otras disciplinas)
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:28868
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:10 Jun 2022 18:36
Fecha de Modificación Más Reciente:10 Jun 2022 18:36
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario