Dassie, Bruno Alves; Costa, Letícia Maria Ferreira da; Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de (2015). A trajetória de dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 23(2), pp. 377-394 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 563Kb |
URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...
Resumen
O objetivo deste texto é apresentar as escolhas e a trajetória de Dom Ireneu Penna que, no Brasil, reformulou, no final da década de 1960, o ensino de Matemática no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro a partir das propostas de Georges Papy. Foram estabelecidas relações que compõem a rede social na qual Dom Ireneu, monge beneditino e professor de Matemática, esteve imerso, e percebeu-se o quanto ela está associada à reforma ocorrida no Colégio durante o Movimento da Matemática Moderna. Entre as principais fontes utilizadas neste trabalho encontram-se o arquivo pessoal de Dom Ireneu, os depoimentos e os periódicos dos movimentos católicos da época.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 07. Enseñanza > _Otro (enseñanza) 06. Aprendizaje > Otro (aprendizaje) 10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática) |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 28922 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 10 Jun 2022 18:19 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 10 Jun 2022 18:19 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento