Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A trajetória de dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático

Dassie, Bruno Alves; Costa, Letícia Maria Ferreira da; Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de (2015). A trajetória de dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 23(2), pp. 377-394 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

563Kb

URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...

Resumen

O objetivo deste texto é apresentar as escolhas e a trajetória de Dom Ireneu Penna que, no Brasil, reformulou, no final da década de 1960, o ensino de Matemática no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro a partir das propostas de Georges Papy. Foram estabelecidas relações que compõem a rede social na qual Dom Ireneu, monge beneditino e professor de Matemática, esteve imerso, e percebeu-se o quanto ela está associada à reforma ocorrida no Colégio durante o Movimento da Matemática Moderna. Entre as principais fontes utilizadas neste trabalho encontram-se o arquivo pessoal de Dom Ireneu, os depoimentos e os periódicos dos movimentos católicos da época.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
07. Enseñanza > _Otro (enseñanza)
06. Aprendizaje > Otro (aprendizaje)
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:28922
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:10 Jun 2022 18:19
Fecha de Modificación Más Reciente:10 Jun 2022 18:19
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario