Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula

Silva, Aparecida (2017). Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula. Revista de História da Educação Matemática, 3(1), pp. 150-167 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

2326Kb

URL Oficial: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT

Resumen

Cadernos escolares vêm despertando crescente interesse como fonte de investigação por parte de historiadores da educação. Considerados como veículos de valores culturais e suporte de conhecimentos e de métodos de ensino, constituem-se em fonte relevante para se examinar os processos históricos e pedagógicos relativos à produção de saberes elementares, dentre eles os da Aritmética. Nessa perspectiva, busca-se compreender as práticas pedagógicas relativas ao ensino de Aritmética privilegiadas por professores da região da Zona da Mata mineira na década de 1960, tomando como principal fonte o caderno da professora Maria Alice Aroeira, contendo planos de aula, escrito durante o ano de 1964 em Ubá/Minas Gerais. Os resultados apontam que o referido caderno segue, em grande medida, as recomendações presentes no Programa do ensino primário de 1961 do estado de Minas Gerais.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > _Otro (fuentes de información)
13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:28944
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:13 Jun 2022 20:52
Fecha de Modificación Más Reciente:13 Jun 2022 20:52
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario