Silva, Aparecida (2017). Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula. Revista de História da Educação Matemática, 3(1), pp. 150-167 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 2326Kb |
URL Oficial: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT
Resumen
Cadernos escolares vêm despertando crescente interesse como fonte de investigação por parte de historiadores da educação. Considerados como veículos de valores culturais e suporte de conhecimentos e de métodos de ensino, constituem-se em fonte relevante para se examinar os processos históricos e pedagógicos relativos à produção de saberes elementares, dentre eles os da Aritmética. Nessa perspectiva, busca-se compreender as práticas pedagógicas relativas ao ensino de Aritmética privilegiadas por professores da região da Zona da Mata mineira na década de 1960, tomando como principal fonte o caderno da professora Maria Alice Aroeira, contendo planos de aula, escrito durante o ano de 1964 em Ubá/Minas Gerais. Os resultados apontam que o referido caderno segue, em grande medida, as recomendações presentes no Programa do ensino primário de 1961 do estado de Minas Gerais.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > _Otro (fuentes de información) 13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 28944 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 13 Jun 2022 20:52 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 13 Jun 2022 20:52 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento