Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Os números decimais expostos no la disme: atividades matemáticas como práticas sociais

Jucá, Rosineide de Sousa; Franco, Pedro (2018). Os números decimais expostos no la disme: atividades matemáticas como práticas sociais. Revista de História da Educação Matemática, 4(1), pp. 154-173 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

531Kb

URL Oficial: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT

Resumen

Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas sociais desenvolvidas com os números decimais e que foram um dos argumentos expostos no la disme de Simon Stevin para justificar a sua proposição. Para o desenvolvimento da pesquisa realizamos uma revisão bibliográfica sobre a sociologia das atividades matemáticas e o desenvolvimento dos números decimais e sua sistematização por Simon Stevin. Observamos que a sistematização de Stevin dos números decimais possibilitou um melhor desenvolvimento das práticas sociais de sua época e permitiu posteriormente a criação do sistema de pesos e medidas. Entretanto, constatamos que apesar da criação dos números decimais ter ocorrido no século XVI, estes números somente aparecem nos manuais franceses de aritmética a partir do século XVIII.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Otro (tipos de estudio)
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas > Números racionales
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:28986
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:08 Jun 2022 22:32
Fecha de Modificación Más Reciente:08 Jun 2022 22:32
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario