Tinti, Douglas da Silva; Manrique, Ana Lúcia (2017). Mapeamento de pesquisas sobre aprendizagem docente em comunidades de prática constituídas no OBEDUC. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 25(1), pp. 186-203 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 474Kb |
URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...
Resumen
O presente mapeamento foi realizado a partir de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) que utilizaram a Teoria Social da Aprendizagem para buscar compreender aprendizagens docentes em contextos formativos com professores que ensinam Matemática. Foram mapeados seis estudos vinculados a dois grupos de pesquisa distintos. Três desses estudos analisaram uma Comunidades de Prática (CoP) constituída na cidade de Paranavaí/PR e os outros três estudos investigaram uma CoP na cidade de São Paulo/SP. A análise realizada indica que, no cenário nacional, o OBEDUC tem se constituído lugar de formação e, além disso, tem contribuído para a constituição de CoP formada por professores, licenciandos e pesquisadores e proporcionado múltiplas e diversificadas experiências formativas considerando as necessidades dos envolvidos.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Teoría social del aprendizaje 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 29165 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 09 Jun 2022 09:52 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 09 Jun 2022 09:52 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento