Voltolini, Luzia; Kaiber, Carmen (2018). Saber cultural e a matemática escolar: encontro necessário na educação escolar indígena. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 26(1), pp. 113-132 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 337Kb |
URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...
Resumen
Apresentam-se, nesse artigo, resultados e análises de uma investigação que está sendo produzida na terra indígena serra da moça, no estado de Roraima, brasil e tem por objetivo investigar possibilidades de constituição de um currículo de matemática para os anos finais do ensino fundamental, o qual considere necessidades, interesses e aspectos da cultura dos povos indígenas. Metodologicamente, a investigação se insere em uma perspectiva qualitativa seguindo os pressupostos da pesquisa etnográfica, envolvendo quarenta e seis membros das comunidades da terra indígena serra da moça. Destacam-se, aqui, dados e análises referentes a percepção dos participantes sobre os conhecimentos matemáticos tradicionais que circulam na comunidade e as demandas por novos conhecimentos, necessários no contexto contemporâneo. Resultados apontam que os saberes e práticas tradicionais são úteis e atendem às necessidades do cotidiano da comunidade, entretanto há a necessidade de que novos conhecimentos sejam adquiridos.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Aplicación 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 29192 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 08 Jun 2022 20:51 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 08 Jun 2022 20:51 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento