Machado, Rosilene Beatriz; Flores, Cláudia Regina (2018). O estrangeiro aprendera a falar a língua do imperador... A lógica do traçado. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 26(3), pp. 585-612 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 934Kb |
URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...
Resumen
Este artigo intenta analisar como saberes em desenho e matemática são mobilizados em tratados militares, especificamente, nas obras: tratado sobre a fortificação de cidades, fortalezas e vilas (1527), escrito por albrecht dürer; methodo lusitanico de desenho de fortificaçoens das praças regulares e irregulares (1680), de autoria de luís serrão pimentel; e o engenheiro portuguez: dividido em dous tratados (1728), de autoria de Manoel de Azevedo fortes. Isso porque, dando a ver e falar determinado discurso, esses textos funcionam como dispositivos de enunciação que contribuíram à constituição e difusão do desenho e da matemática enquanto saberes a ensinar. O que implica, ademais, um alargamento da compreensão de que esses saberes não devem ser desvinculados de práticas sociais; que foram essas práticas que elegeram seus conteúdos como objeto de ensino; e que foram esses conteúdos, posteriormente, que compuseram os currículos escolares.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Evolución histórica de conceptos 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 09. Currículo > _Otro (currículo) |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 29217 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 03 Jun 2022 22:35 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 03 Jun 2022 22:35 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento