Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Hermenêutica de profundidade: um referencial, dois ensaios e alguns apontamentos

Andrade, Mirian Maria; Cerqueira Netto, Fernando Paulino de (2019). Hermenêutica de profundidade: um referencial, dois ensaios e alguns apontamentos. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 27, pp. 1-15 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

322Kb

URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...

Resumen

Neste artigo apresentam-se duas análises de formas simbólicas distintas, disparadas por meio do referencial metodológico da hermenêutica de profundidade (HP). Os dois textos analisados são antigos, impressos, e de autoria de silvestre f. Lacroix, ambos traduzidos para a língua portuguesa: ensaios sobre o ensino em geral e o de matemática em particular (1838); introdução ao conhecimento da esfera (1872). A partir dessas duas análises, a intenção é apresentar alguns apontamentos que esses estudos permitem tecer sobre a análise de textos escritos quando a HP é mobilizada, sobretudo em história da educação matemática.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto
13. Matemáticas escolares > Geometría > Geometría en tres dimensiones
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:29250
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:02 Jun 2022 18:14
Fecha de Modificación Más Reciente:02 Jun 2022 18:14
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario