Andrade, Mirian Maria; Cerqueira Netto, Fernando Paulino de (2019). Hermenêutica de profundidade: um referencial, dois ensaios e alguns apontamentos. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 27, pp. 1-15 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 322Kb |
URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...
Resumen
Neste artigo apresentam-se duas análises de formas simbólicas distintas, disparadas por meio do referencial metodológico da hermenêutica de profundidade (HP). Os dois textos analisados são antigos, impressos, e de autoria de silvestre f. Lacroix, ambos traduzidos para a língua portuguesa: ensaios sobre o ensino em geral e o de matemática em particular (1838); introdução ao conhecimento da esfera (1872). A partir dessas duas análises, a intenção é apresentar alguns apontamentos que esses estudos permitem tecer sobre a análise de textos escritos quando a HP é mobilizada, sobretudo em história da educação matemática.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto 13. Matemáticas escolares > Geometría > Geometría en tres dimensiones 10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática) |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 29250 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 02 Jun 2022 18:14 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 02 Jun 2022 18:14 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento