Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A revista a escola primária (1916-1938) e os saberes a e para ensinar matemática

Castor, Paulo Roberto; Souza , Eric (2020). A revista a escola primária (1916-1938) e os saberes a e para ensinar matemática. Revista de História da Educação Matemática, 6(3), pp. 192-210 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

1158Kb

URL Oficial: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT

Resumen

O objetivo deste trabalho foi inventariar os artigos relacionados à matemática da revista A Escola Primária com intuito de identificar se havia abordagem temática ligada a saberes profissionais dos professores que ensinam matemática. Utilizou-se como referencial Hofstetter e Schneuwly (2017), Borer (2017) e Valente (2017). A metodologia consistiu em identificar e analisar os artigos sobre temas da matemática. Dentre as conclusões, constatou-se que os artigos apresentavam aprofundamento de conteúdos, metodologias, estratégias e recursos para o ensino. Dessa forma, verificou-se a presença dos saberes a e para ensinar matemática. Observou-se, também, que a maior parte dos artigos era relacionada à Aritmética e que a estratégia mais utilizada para ensinar era a resolução de problemas.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:05. Profesor
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
06. Aprendizaje > Cognición > Conocimiento
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Otro (tipos de estudio)
Nivel Educativo:_Ningún nivel educativo
Código ID:29290
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:24 May 2022 22:28
Fecha de Modificación Más Reciente:24 May 2022 22:28
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario