Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Memória do ensino de matemática: a sabatina nas aulas de matemática no ensino primário

Santos, Zenildo (2021). Memória do ensino de matemática: a sabatina nas aulas de matemática no ensino primário. Revista de História da Educação Matemática, 7, pp. 1-18 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

334Kb

URL Oficial: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT

Resumen

Este trabalho tem como objetivo descrever as lembranças de uma ex-aluna do ensino primário do município de Aiquara BA, revisitando o passado mediante a memória das práticas do ensino de matemática. Para cumprir tal objetivo, usa a narrativa de histórias de vida como suporte metodológico e considerou como fonte a entrevista cedida por uma aluna que frequentou o então curso primário nos Grupos Escolares Lomanto Junior e Júlio Ignácio de Matos, trazendo enfoque às memórias das aulas de matemática, bem como o relato da relação professor-aluno presentes no contexto da sala de aula. A narrativa tecida aponta aspecto de uma cultura de ensino marcada pelo castigo, em decorrência do estudo da tabuada, aferida pela sabatina.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas > Multiplicación
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Entrevistas
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:29307
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:24 May 2022 21:45
Fecha de Modificación Más Reciente:24 May 2022 21:45
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario