Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"

Pinto, Renata Anastácio; Fiorentini, Dario (1997). Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa". ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 5(2), pp. 45-72 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

1853Kb

URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar sob um de vista semiótico, epistemológico e pedagógico os significados produzidos e negociados por uma professora de matemática de 7 série e seus alunos, em aula, durante a realização de uma atividade algébrica. A análise, referente ao processo de comunicação/ significação, apóia-se teoricamente em Vygotsky a Bakhtin. Em relação aos aspectos didáticos e epistemológicos decorrentes desse processo, o estudo apóia-se em Bachelard e Brousseau. O estudo mostra que, alunos e professora, na tentativa de produzir/negociar significados pra os entes algébricos, podem produzir polissemias para palavras como, no caso, “quadrado” e “coisa”, gerando desse modo obstáculos didáticos, epistemológicos e verbais.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > R-S > Significado
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Semiótica
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > _Otro (fenomenología didáctica)
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Constructivismo social (Vygotsky)
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:29336
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:01 Jun 2022 22:40
Fecha de Modificación Más Reciente:01 Jun 2022 22:40
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario